NOTICIAS HISTÓRIA GALERIA LIVRO DE VISITAS REGULAMENTOS
 
Noticías
História
Galeria
Turismo
Video
Caracterização
Pessoas Ilustres
Localização
Livro de visitas
Orgãos autárquicos
Obras
Painel informativo
Regulamentos
Heráldica
Contactos
 
 

Obras

Reparação da estrada de acesso à Bustarenga e Montes
Após o incêndio florestal que devastou a freguesia, a retirada das madeiras danificou o piso das vias que se fez sentir  especialmente na zona da Bustarenga e Montes, tornando as vias quase intransitáveis. A Junta de Freguesia fez uma parceria com a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul para a reparação do piso.
Estrada Bustarenga e Montes Estrada Bustarenga e Montes

Parque Infantil
Em parceria com a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, foi instalado um parque infantil no recinto escolar de Manhouce, que muito contribui para o ambiente escolar saudável  das crianças.
Parque Infantil - antes Parque Infantil - depois

Sede da Junta de Freguesia

A atual sede da Junta de Freguesia funciona num anexo ao edifício do Jardim de Infância e Cantina Escolar em Manhouce.  Este edifício foi restaurado no ano de 1983.

As novas instalações da sede da Junta foram edificadas no largo da feira, com a construção de um novo edifício. As obras respeitantes à empreitada de construção da estrutura, cobertura, pintura e portadas, foram concluídas em Novembro de 2011.

Futura sede - casa da Junta - Largo da Feira Sede no largo da Escola-Manhouce

Obras na Escola Primária de Vilarinho

Foi concedido apoio financeiro à Associação dos Antigos Alunos de Malfeitoso e Vilarinho para restauração do telhado da Escola Primária de Vilarinho, que se encontrava em mau estado de conservação. Esta escola funciona como sede da Associação, onde se realizam atividades recreativas, com maior incidência nos meses de julho e agosto, altura em que cá se encontram os emigrantes da povoação.

Escola de Vilarinho Escola de Vilarinho reparada

Património Religioso - Capela de Manhouce e Vilarinho

A Capela do Senhor dos Enfermos em Manhouce, sofreu grandes obras de melhoramentos. Principalmente o recinto e toda a área envolvente encontrava-se em más condições. Por solicitação do Pároco da Freguesia, através da Comissão da Fábrica da Igreja, a Junta de Freguesia concedeu um apoio financeiros para a realização das obras.

A Capela de Santa Maria em Vilarinho foi outra capela que teve grandes melhoramentos. Teve alterações internas  no edifício e em toda a área envolvente. A Junta de Freguesia deu também apoio financeiro para as obras.

Estas obras foram realizadas no ano de 2012.

Capela Senhor dos Enfermos Capela Sta Maria de Vilarinho

Sernadinha - Reparação de aquedutos
Foram reparados vários aquedutos na Sernadinha que melhoraram os escoamento das águas puviais
Melhoramento de aquedutos Reparação de aqueduto e valeta

Águas públicas do Lageal

A junta de Freguesia financiou a substituição da canalização das águas públicas do Lageal.

Financiou também a compra de depósito de águas públicas em inox para a população.

Reparação de Pontão no Maião
Foi reparado um aqueduto e valeta com suporte à estrada no pontão do Maião, que se encontrava em muito mau estado
Pontão do Maião

Reparação de pontão na Bondança

Foi reparado o pontão da Bondança que dá acesso a uma grande mancha agrícola. Encontrava-se com ameaça de ruir.

Um muro de suporte da estrada de acesso à Bondança caiu, estando a por em perigo as viaturas que aí circulam. Necessita de reparação.

Pontão da Bondança Queda de muro de suporte da estrada

Queda de muro de suporte à estrada de Vilarinho/Coelheira
Foi reparado o muro de suporte à estrada junto à Casa dos Caçadores de Vilarinho, cuja estrada dá acesso à Coelheira. O muro ruiu com o mau tempo.
Muro de suporte no acesso à Coelheira Vista da represa junto ao muro reparado

Malfeitoso - Pontão Presa da Laja e Ponte da Levada

Foram efetuadas obras de melhoramento em Malfeitoso a seguir descriminadas:

1. O Pontão Presa da Laja caiu com o temporal no Inverno de 2011. Este pontão serve os proprietários agrícolas de Vilarinho e Malfeitoso. Foi totalmente reconstruído em betão armado, dando assim acesso à outra margem do rio. Foi reparado também o açude do regadio de Malfeitoso. Ficou assim satisfeita a pretenção da população.

2. Foi também reparada a Ponte da Levada em Malfeitoso, cujo acesso para a outra margem do rio se encontrava intransitável e com muito perigo. Foi o tabuleiro totalmente reconstruído e com colocação de guardas laterais.

Pontão da Presa da Laja Ponte da Levada

Reparação das estradas de acesso ao Carregal

Foi reparada a estrada em terra batida de acesso ao Carregal, que se encontrava em muito mau estado. Foi colocado tout-venant, reparado o piso, abertura de valetas e foram colocados vários aquedutos para drenagem das águas.

Estrada de acesso à povoação pelo lado da Lomba

Estrada de acesso à Lomba

Acesso ao Carregal Acesso Carregal/Lomba

Reparação de estradões - Vale de Mangos

Foi reparado o estradão de Vale de Mangos, com reparação do piso em terra batida, abertura de valetas e colocação de aquedutos.

Estradão de Vale de Mangos Estradão de Vale de Mangos

Reparação de estradões - Ribeira e Tapado Cimeiro

Foi beneficiado o estradão da Ribeira que se encontrava intransitável. Foi reparado o piso em terra batida com máquina retroescavadora.

Foi alargado o caminho de acesso ao Tapado Cimeiro, em Manhouce, onde não circulavam tratores. O acesso às propriedades agrícolas foi melhorado.

Estradão da Ribeira Estradão do Tapado Cimeiro

Estradões florestais da Serra

Os estradões florestais da Serra foram reparados no âmbito de uma candidatura apresentada pelos Serviços Florestais, nomeadamenmte:

- Estradão do Campo d´Anta

- Estradão da Gravia

- Estradão do Areeiro

- Estradão da Serra

Campo d´Anta Gravia

Estrada da rua dos Pousos - Manhouce
Foi reparado o piso na Rua dos Pousos - Manhouce, junto ao "Buraco d´Água.
Rua dos Pousos - Antes Rua dos Pousos - Depois

Estradão florestal do Salgueiro

A pedido da população do Salgueiro foi reparado o estradão florestal que dá acesso ao depósito de águas públicas da povoação.

Estradão do Salgueiro Estradão do Salgueiro

Melhoramentos na Sernadinha

Foi calcetado em paralelo azul o caminho de acesso à Escola Primária da Sernadinha. era um melhoramento muito desejado pelos seus habitantes.

 A pedido dos habitantes da Serrnadinha, foram colocados dois bancos de pedra no largo da entrada da povoação da Sernadinha. É nesse local onde, em períodos de lazer, as pessoas se juntam e convivem. 

Calçada de acesso à Escola da Sernadinha Colocação de bancos de pedra em local de lazer

Obras no lugar do Campo

Beneficiação do acesso à habitação da Fernanda dos Corutos. Trata-se de um apoio social visto a Fernanda ser uma pessoa deficiente que se desloca em cadeira de rodas.

A Junta de Freguesia colaborou no calcetamento de um caminho agrícola público no Campo em, pareceria com os habitantes beneficiários do caminho.

Acesso Corutos CA Campo

Parque de lazer da Barreira
Foi beneficiada a zona de estacionamento do parque de lazer da Barreira, com a aplicação de paralelo azul. Esta beneficiação veio melhorar e ordenar o estacionamento das viaturas dos visitantes do espaço.
Calcetamento do estacionamento Vista da ponte junto ao parque

Recinto das Festas

Iniciou-se a beneficiação do recinto das Festas de Manhouce, com a melhoria da pavimentação junto à casa da Junta.

Foi executada a primeira fase com a substituição do piso em paralelo azul e juntas a cimento e aplicação de lancil na delimitação do passeio central.

Antes Depois

Melhoria de passeio nas Lombas
Procedeu-se à melhoria do passeio na rua Nova das Lombas, com a aplicação de paralelo azul.
Antes Depois

Estrada do Salgueiro

A beneficiação da estrada so Salgueiro é uma prioridade. Vai-se proceder à melhoria da pavimentação da via, com beneficiação das curvas e alteração do troço.

Nesta fase foram alargadas as curvas.

Alargamento de curvas Desvio do troço da via

Obras na povoação do Carregal

Foram efetuados melhoramentos na povoação do Carregal:

Beneficiação de acesso publico a habitações do centro da povoação com a construções de escadas e gradeamento de suporte. O acesso era muito difícil para as pessoas idosas aí residentes.

Calcetamento de um caminho público em parceria com os moradores aí residentes. O caminho encontrava-se em péssimo estado.

Calcetamento no fundo da povoação Melhoria de escadas e gradeamentos

Beneficiação de acessos na Bondança

Foi reparado um muro de suporte a caminho público na Bondança que tinha deburrado há algum tempo. A queda deste muro estava a por em risco a circulação de pessoas e bens. A Junta de Freguesia atenta ao bem estar das populações procedeu à sua reparação.

Foram iniciadas obras de alargamento do acesso à Bondança junto à ponte. Este acesso, bastante inclinado, estava a pôr em risco a circulação das viaturas.

Acesso à Bondança Muro de suporte na Bondança

Acesso à Rua Cimo do Lugar em Manhouce

Em parceria com o proprietário de um palheiro existente junto à rua de Cima - Manhouce, procedeu-se ao alargamento do caminho que permite uma melhor circulação das viaturas, tanto na via principal, como no acesso às habitações da rua Cimo do Lugar e aos terrenos agrícolas. O proprietário cedeu parte do palheiro,tendo a Junta de Freguesia procedido à sua restauração e beneficiação do caminho calcetado em paralelo azul.

Acesso à Rua Cimo do Lugar - Antes Acesso à Rua Cimo do Lugar - depois

Caminho agrícola da Sernadinha

Através de candidatura ao PRODER, apoiada a 75%, procedeu-se à beneficiação do caminho agrícola da Sernadinha. Este caminho que muito beneficia a população, contempla, alargamento, construção de aquedutos e pavimentação a paralelo azul. É um caminho que já estava previsto há alguns anos.

CA Sernadinha - Antes CA Sernadinha - depois

Caminho agrícola da Bustarenga

Através de candidatura ao PRODER, apoiada a 75%, procedeu-se à beneficiação do caminho agrícola da Bustarenga. Este caminho que muito beneficia a população, contempla, alargamento, construção de muros, aquedutos e pavimentação em paralelo azul.

CA Bustarenga - Execução dos trabalhos Caminho Agrícola Bustarenga - Conclusão

Caminho agrícola do Muro
Procedeu à beneficiação de caminho agrícola na povoação do Muro. Um melhoramento que veio beneficiar a população do Muro para acesso às suas propriedades agrícolas. Este melhoramento incluiu o alargamento do pontão aí existente.
Caminho Agrícola do Muro Caminho Agrícola do Muro

Caminho do Passal

Foi beneficiado o caminho público junto ao Passal. Em parceria com os proprietários confinantes ao caminho, procedeu-se ao alargamento, construção de muros e melhoria do piso em terra batida. Esta melhoria vem contribuir para um melhor acesso das pessoas às suas propriedades.

Rua Cimo do Lugar - Antes Rua Cimo do Lugar - depois

Abertura de acesso à Anta Cova

Foi melhorado o acesso à Anta Cova. Anteriormente existia um caminho estreito sem qualquer condições de acesso aos moradores aí residentes. Procedeu-se ao alargamento, drenagem do terreno e preparação do piso em terra batida numa 1ª fase.

Em 2013 procedeu-se ao calcetamento do caminho em paralelo azul.

Anta Cova - antes Caminho Anta Cova - depois

Águas públicas de Vilarinho

De modo a dotar a povoação de Vilarinho de melhores condições no abastacimento de água à população, foi subsituiída a tubagem desde a nascente até ao depósito de distribuição da água. E por sua vez foi colocado um primeiro depósito inox para substituição do depósito existente, que já se encontrava degradado. Mais tarde foi colocado um segundo depósito que veio resolver todos os problemas de escassez e boas condições no abastecimento de água pública à população.

As povoações de Vilarinho e Malfeitoso, celebraram um acordo, validado pela Junta de Freguesia, através do qual acordaram na divisão de água de três partes para vilarinho e uma parte para Malfeitoso. Neste acordo foi tido em consideração o número dos habitantes em cada povoação. Foi colocado também um depósito inox de divisão da água para as duas povoações, obedecendo à partilha acordada.

Depósito de águas públicas - Antes Depósitos de águas públicas

Estrada da Cavada Henrique, Souto e Ribeira

O troço da estrada junto à Cavada Henrique, foi reparado com aplicação de tapete. Este troço de estrada encontrava-se totalmente danificado, o que tornava impossível o seu acesso. Foi mais um melhoramento que veio de encontro aos interesses da população.

O rigor do Inverno também danificou muito a estrada do Souto. À semelhança da Cavada Henrique, a estrada do Souto foi reparada com massas quentes.

O muro de suporte da estrada de acesso à Ribeira foi reparado com betão armado. Encontrava-se com ameaça de ruir. Foi mais um benefício para a população que o utiliza.

Muro de suporte no acesso à Ribeira Reparação de estrada na Cavada Henrique

Sernadinha - Reparação de muro no Madeiro

Reparação de muro que ruiu na Rua do Madeiro - Sernadinha, que delimita o caminho público. 

Queda de muro na Rua do Madeiro - Antes Reparação de muro na Rua do Madeiro

Melhoria de caminhos na povoação do Sequeiro

Foi melhorado o caminho ao fundo pavoação do Sequeiro, junto à casa do Alves. O troço do caminho, antes em terra batida, foi calcetado com paralelo azul, pertindo assim um bom acesso à população.

Foi construído um muro de suporte a caminho público no meio da povoação do Sequeiro, que permitiu o alargamento do mesmo, contribuindo para um melhor acesso nessa via. Estes trabalhos, já há muito tempo programados, foram possíveis pela contrapartida do proprietário do terreno que cedeu gratuitamente a parcela do terreno para a edificação do muro.

Calcetamento junto à Casa do Alves Muro de suporte na Rua de S. Lourenço

Acesso a Anta de Baixo e estrada do Gamoal

Procedeu-se à melhoria do caminho à povoação de Anta de Baixo, onde não existia um acesso capaz à povoação. Foram realizados trabalhos de abertura com máquina retroescavadora, pelo que foi rasgado um percurso com uma largura de quatro metros e com pavimento em terra batida. 

Foi melhorada a estrada do Gamoal, com a colocação de tout-venant, abertiura de valetas e colocação de aquedutos para a drenagem das águas.

Aberturas de acesso - Anta de Baixo Estrada do Gamoal

Caminho de Fonte de Vessadas pavimentado
O caminho da Fonte das Vessadas foi melhorado após uma intervenção que implicou a regularização dos limites laterais, confrontando com dois muros existentes, e a aplicação de um pavimento em cubos. Esta via deixou de ser em terra batida, eliminando todos os problemas inerentes, como a poeira e a proliferação de ervas.
Caminho Vessadas - Antes Caminho Vessadas - Depois

Caminho alargado em Anta de Baixo (Cova)

O caminho que serve a povoação de Anta de Baixo (Cova), foi melhorado para dar mais segurança e conforto aos utentes. Antigamente, não existia um acesso condigno à povoação, pelo que foi rasgado um percurso com uma largura de quatro metros e com pavimento em terra batida.

Em 2013 foi concluído com calcetamento em paralelo azul.

Anta de Baixo (Cova) - Antes Caminho da Anta de Baixo (Cova)-depois